sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

25 DE ABRIL - FILMES PARA A LIBERDADE NA PLATAFORMA DO PNC

25 DE ABRIL - FILMES PARA A LIBERDADE NA PLATAFORMA DO PNC

https://pnc.gov.pt/praticas/25-de-abril-filmes-para-liberdade-na-plataforma-do-pnc

1- A Revolução de Maio, de António Lopes Ribeiro – Dossiê Pedagógico

https://pnc.gov.pt/02-revolucao-de-maio

(Ensino Secundário)

Portugal, 1937 / Longa-metragem / Ficção / 138.00'

Sinopse

Trata-se do mais emblemático filme de propaganda ideológica feito pelo salazarismo. César Valente, perigoso agitador, regressa do exílio, vindo do Báltico, para desencadear a insurreição a 28 de Maio, no décimo ano da Revolução Nacional.


2- As armas e o povo - Dossiê Pedagógico - https://pnc.gov.pt/06-armas-e-o-povo

Coletivo dos trabalhadores da atividade cinematográfica / Portugal / 1975

Longa-metragem / Documentário / 81.00'

(Ensino Secundário)

Sinopse

O documentário aborda o período que vai do 25 de Abril ao 1º de Maio de 1974, ilustrando a ação militar e a movimentação de rua tendentes ao desmantelamento do "aparelho social e político do fascismo".


3- Os salteadores, de Abi Feijó

Portugal / 1993 / Curta-metragem / Animação/ 16.00'

(Ensino Secundário)

Sinopse

Em plenos anos 50, numa viagem de carro à noite ao longo da costa portuguesa, ouve-se uma discussão sobre a identidade de um grupo de homens, capturados e mortos no decorrer da Guerra Civil Espanhola.


4- 48, de Susana Sousa Dias

Dossiê Pedagógico: https://pnc.gov.pt/32-48

(Ensino secundário)

Portugal / 2010 / Longa-metragem / Documentário / 97.00'

Sinopse

Partindo de uma série de fotografias de prisioneiros políticos, Susana Sousa Dias centra-se no período do Estado Novo, e realiza um documentário sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974). Mostrando os rostos das vítimas da PIDE, observamos cada imagem ouvindo, em voz off, o depoimento vivo da pessoa em questão, usando pausas e silêncios como interlocutores de sentido(s). Imagens e sons operam em zonas híbridas, entre o que se mostra e o que não se mostra, estabelecendo analogias, memórias, relações.


5- Cartas da Guerra, de Ivo Ferreira

 (Ensino secundário)

Portugal / 2016 / Longa-metragem / Ficção / 115.00'

Sinopse

Baseado no romance de António Lobo Antunes, são reunidas um conjuntos de cartas de um jovem soldado, médico e aspirante a escritor, que foram enviadas para sua esposa de Angola entre os anos de 1971 e 1973, durante a Guerra Colonial Portuguesa, um confronto de Portugal com antigas províncias ultramarinas. Baseado nas cartas de António Lobo Antunes à mulher, escritas enquanto jovem soldado, médico e aspirante a escritor, enviadas de Angola entre os anos de 1971 e 1973, durante a Guerra Colonial


6- A costa dos murmúrios – Dossiê Pedagógico https://pnc.gov.pt/17-costa-dos-murmurios

 (Ensino secundário)

Margarida Cardoso / Portugal / 2004 / Longa-metragem / Ficção / 120.00'

 Sinopse:

No final dos anos 60, Evita chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Evita rapidamente se apercebe que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal. Perdida num mundo que não é o seu, Evita apercebe-se da violência de um tempo colonial à beira do fim. Um tempo de guerra, de perda e de culpa.


7- Correspondências, de Rita Azevedo Gomes

Portugal / 2016 / Longa-metragem / Documentário / 145.00'

(Ensino Secundário)

Sinopse

O filme foi inspirado pelas cartas trocadas entre dois poetas maiores da língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, durante os anos de exílio deste último (1957-78). Por razões políticas e circunstâncias da vida, Jorge de Sena viu-se forçado a partir para o Exílio. Foi primeiro para o Brasil e, mais tarde, para os E.U.A., onde seguiu carreira académica. Sena nunca conseguiu voltar para o seu país. A correspondência entre os dois poetas testemunha uma continuada busca da liberdade, numa época de grande pressão, vivida sob o fascismo. Ao mesmo tempo, as cartas revelam uma profunda afinidade entre dois seres. Estamos perante esse sentimento raro, a Amizade, que sobrevive ao tempo e à ausência e que ambos querem levar intacta até à morte. Através da poesia e desta escrita epistolar, o filme constitui um diálogo extenso no tempo e no desejo de suprir anos de distância em horas de conversa”. Simultaneamente, o filme procura correspondências com as nossas próprias vidas, ficcionando sobre as ligações e correntes que nos mantêm juntos.


8- Índios da Meia-Praia, de António da Cunha Telles

(Ensino Secundário)

Portugal / 1975 / Longa-metragem / Documentário / 110.00'

Sinopse

A Meia-Praia é uma comunidade piscatória do Algarve nas imediações de Lagos. Depois da Revolução dos Cravos, nos dois anos que se seguiram, viveu-se nesse local uma experiência exemplar: como o apoio do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório) as velhas casas são substituídas por habitações de pedra e os habitantes lançam-se no projeto de uma cooperativa de pesca. Surgem dúvidas e contradições em consequência do «desgaste que um projeto de tal empenho implica».


9- Linha vermelha – Dossiê Pedagógico - https://pnc.gov.pt/39-linha-vermelha

(Ensino Secundário)

José Filipe Costa / Portugal / 2011 / Longa-metragem / Documentário / 80.00'

Sinopse

Em 1975, a equipa de Thomas Harlan filmou a ocupação da herdade da Torre Bela, no centro de Portugal. Três décadas e meia depois, Linha Vermelha revisita esse filme emblemático do período revolucionário português: de que maneira Harlan interveio nos acontecimentos que parecem desenrolar-se naturalmente frente à câmara? Qual foi o impacto do filme na vida dos ocupantes e na memória sobre esse período?


10- Estilhaços, de José Miguel Ribeiro

Portugal / 2016 / Curta-metragem / Animação / 18.00'

(Ensino Secundário)

Sinopse

Este é um filme sobre a forma como a Guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos. E, depois, a milhares de quilómetros e dezenas de anos decorridos, contamina, como um vírus, outros seres humanos.


11- Capitães de abril – Dossiê Pedagógico - https://pnc.gov.pt/24-capitaes-de-abril

(3º ciclo / Ensino Secundário)

Maria de Medeiros / Portugal / 2000 / Longa-metragem / Ficção / 123.00'

 Sinopse

Em Portugal, na noite de 24 de abril de 1974, o rádio tocava uma canção proibida, "Grândola". Era o esperado sinal para o grupo militar que iria mudar o destino do país. Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas avançaram, marchando sobre Lisboa. Em contraste com a trágica tentativa do ano anterior, a Revolução dos Cravos se desenrolou como uma grande aventura, em busca da paz e de lirismo.


12- Cartas a uma ditadura – dossiê pedagógico https://pnc.gov.pt/16-cartas-uma-ditadura

(3º ciclo / Ensino secundário)

Inês de Medeiros / Portugal / 2006 / Longa-metragem / Documentário / 60.00'

 Sinopse

Documentário que revisita a memória dos anos de salazarismo, através do olhar e testemunho de várias mulheres que, durante o regime, foram convidadas a manifestar o seu apoio a Salazar.


13- Lugar em Parte Nenhuma (2016), de Bárbara Brandão e João Rodrigues. Produção Praça Filmes.

Curta-metragem de animação (7 minutos)

(1º / 2º / 3º ciclos / E. Secundário)

 

Sinopse

Em 1975, Ema estava à espera da chegada do seu primeiro filho, em Angola. No entanto a sua espera tranquila foi abruptamente interrompida por uma força que a retirou do seu conforto e mudou a sua vida para sempre. Recomendado para o Ensino Básico.


14- Espias (versão censurada / versão não censurada)

Servais Tiago / Portugal / 1965 / Curta-metragem / Animação / 1.00' + 1.00’

(2º ciclo)

 Sinopse

O anúncio "Espias", destinado a promover uma marca de óleo para motores, seria censurado, obrigando o autor a fazer nova versão, com uma única alteração: quando a segunda vítima cai ao chão no meio do corredor, “desapareceu” a tesoura espetada nas costas que havia no original. A tesoura da censura cortou a tesoura do cadáver.


A professora bibliotecária

Helena Rodrigues

 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

SEMANA DOS AFETOS, MELODRAMAS E PAIXÕES!

 9 a 16 de fevereiro

A propósito do dia mais romântico do ano, o Dia dos Namorados (14 de fevereiro), o PNC propõe às escolas uma programação com quatro filmes em que imperam, não só, as paixões românticas, mas também os afetos familiares e a amizade! 




 

 


Sophia de Mello Breyner Andresen (1969), de João César Monteiro é uma experiência ímpar no chamado documentarismo do cinema novo português, mas também é um encontro com o mundo dos afetos de uma família em férias de Verão junto ao mar, que tem como protagonista uma das maiores figuras da cultura portuguesa: a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. (https://youtu.be/wJUDYOy52TM?si=WCq_-MtwxFGaizw-)

Belle (2013), de Amma Asante, um filme sobre a vida emocionante da herdeira Dido Elizabeth Belle, que já teve mais de 900 sessões de cinema e já foi visto por mais de 21000 alunos na plataforma do PNC! (https://youtu.be/Q6YlZloN08I?si=RbBlF_x9AZM1DDTx)

Fado, História de Uma Cantadeira (1947), de Perdigão Queiroga, um filme que conta a história do percurso de uma fadista humilde cujo namorado, um carpinteiro, é o seu acompanhante guitarrista.  Um belíssimo melodrama que se destaca na História do Cinema português, com Amália Rodrigues! (https://youtu.be/zJzMww_JDpg?si=x_c9XVCFtNybV4lg)

Cinema Paraíso (1988), de Giuseppe Tornatore, uma autêntica pérola do cinema europeu, que nos transporta à infância do menino Toto, um apaixonado de cinema, que tem como grande amigo um projecionista dum pequeno cinema da aldeia de Giancaldo, na Sicília. (https://youtu.be/y_mzpZytHZQ?si=fizaoVstMabBe0Jd)

DESTAQUE

TAKE 20 - Vamos falar sobre Cinema? Percursos da Animação Portuguesa

Ação de Curta Duração online (ACD) 16 de novembro 2024, das 10:30 às 12:30 TAKE 20 Vamos falar sobre Cinema? Percursos da Animação Portugues...